quarta-feira, 11 de março de 2009

Oficial: COBIT e ITIL® v3 em Português






Foi publicado no ITpreneurs em 04 de fevereiro de 2009 a disponibilização dos materiais oficiais e exames para COBIT Foundation 4.1 e ITIL® v3 em Português Brasileiro.

Pela notícia, a tradução para COBIT foi feita em parceria com as brasileira IT Partners e ITXL. Apesar de ser noticiado que o material estaria liberado em 25 de fevereiro de 2009, até hoje, 11 de março, não está disponível na área de download da ISACA o material em Português. As traduções disponíveis estão somente para Hungaro, Francês, Russo e Japonês.

Para ITIL®, a tradução indica ser devida ao crescente mercado da América Latina que está adotando as melhores práticas de TI com ITIL®. Não foi mencionado nenhum tipo de parceria nesse trabalho de tradução. Além do Português Brasileiro, também foi feita a tradução para o Espanhol.

Essas duas notícias podem fortalecer bem mercado de profissionais formalmente capacitados em governança, visto que o inglês ainda é uma barreira para várias pessoas. Órgãos como o próprio PMI já viram o potencial brasileiro e traduziram seus materiais oficiais e exames para o Português.

Importante é não deixar de lado o aprendizado de outra língua, como o inglês, que é um ponto determinante para o sucesso de qualquer profissional de TI. A tecnologia proporciona justamente a globalização de serviços, e para isso o uso de uma língua em comum é determinante, e hoje o inglês cumpre esse papel.

Na integra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua sugestão é muito importante para manter esse espaço. Se preferir por me enviar um e-mail em viniciusea@gmail.com